segunda-feira, 26 de maio de 2014

Comparando: Mulher do Romantismo brasileiro com a mulher nos dias atuais.

Todos nós sabemos que a mulher era uma figura 'excêntrica', por assim dizer, e por isso era muito valorizada no Romantismo, sendo assim nas 3 gerações.
Porém como seria a comparação da mulher na época do romantismo com a mulher dos dias atuais? Se levarmos para o lado critico certamente teríamos essa conclusão:


 A mulher do estilo romântico era vista pelos poetas e escritores como 
alguém distante e idealizada. Esta idealização era expressa na poesia através do 
símbolo da mulher pura e virgem. A rotina dessas mulheres era centrada no lar onde acompanhavam nos ambientes sociais, o homem. Além das festas na corte, o 
passatempo das mulheres do Romantismo era a leitura de poesias ou romances, 
enquanto os homens trabalhavam e discutiam temas mais abrangentes inerentes a 
época em que viviam. As moças da época tinham por objetivo maior, conseguir um 
matrimônio e para isso, os casamentos eram arranjados pelos pais.
Nessa época a mulher era um ser mais sensível e dependente. Porém, os tempos mudaram... 

A mulher atual busca sua independência, procurando não depender exclusivamente 
do companheiro como as mulheres do Romantismo. Elas estudam e lutam por uma 
profissão que possa permitir uma boa qualidade de vida. Não são mais tão românticas 
ao ponto de desejar o casamento como objetivo maior de suas vidas. Cada vez mais, 
tais mulheres assumem cargos que antes eram exercidos só por homens e lutam por 
direitos iguais. No campo afetivo, além de escolherem o companheiro, caiu o tabu da 
virgindade, exigida pela sociedade na época do Romantismo.

- Giuliano Amaral

11 comentários:

  1. Com certeza as mulheres românticas são bastante diferentes das mulheres atuais. As mulheres românticas eram mulheres que não eram independentes, elas eram normalmente pertencentes a realeza, o que as tornava uma mulher " idealizada " por seus admiradores por ser pura, virgem e bela. Ao contrário delas as mulheres atuais se tornaram independentes, saindo pela busca dos seus ideais e das suas realizações, para uma condição melhor de vida. Melhorando assim a sua auto-estima.
    - Eduarda Victória

    ResponderExcluir
  2. Interessante a forma como abordou essa comparação. Afinal, a mulher da época na verdade era tida mais como a "cobiçada" e em geral o homem não a teria e seria a tipica mulher fragilizada, doce, submissa e virginal. O que dá um ar intrigante nessas mulheres da atualidade, independente e com as mesmas posições de um homem, quase que sem barreiras, em busca de seus ideais. Espaços esses que conseguiram e por meio de suas conquistas e que plenamente deve-se ao seu desejo de igualdade, principalmente.
    -Roberta Ribeiro

    ResponderExcluir
  3. Importante a percepção de que os valores sociais no geral mudaram muito, e nesse contexto a figura da mulher também se modificou e hoje ganhamos uma igualdade jurídica e podemos ocupar lugares de destaque. A figura romântica da mulher provinciana que se limita ao cuidado do lar foi incrementado pela atividade profissional e pela descoberta de si própria. Entendo porém, que a mulher não se afastou dos cuidados do lar, apenas agregou novas possibilidades de atuar na sociedade.
    - Luara Lisboa

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. É de grande relevância enfatiza que a literatura é um reflexo da sociedade e de das pessoas da época, de como pensavam e se comportavam, o contexto histórico que consiste nas mulheres não serem valorizada como atualmente, em ramos gerais, é sem duvidas perceptível. Diante do fato de que as mulheres terem sido vistas com o papel restringido a ser somente filha, esposa, mãe e dona do lar, uma mulher que não poderia estudar, trabalhar ou até mesmo votar, é diferente da mulher que hoje vem galgando um crescimento surpreendente na sua expansão no mercado de trabalho e âmbitos diversos. Embora as mulheres ainda vivenciem momentos de inferioridade perante a sociedade é importante ressalta que a literatura foi e é um grande veiculo para transformações na sociedade.

    -Camila Fiuza

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. A mulher no período romântico tinha o casamento arranjado pelo pai, e era aquela mulher que dependia do homem, era subordinada do homem e só vivia para cuidar do lar e dos filhos. Hoje porém a mulher vem ganhando sua independência como é mostrado no mercado de trabalho, em que vem aumentando consideravelmente o numero de mulheres trabalhando, hoje os papeis na sociedade mudaram. Existem famílias em que a mulher que trabalha e o homem cuida dos filhos, porém ainda existe o sexismo, do sexo masculino se achar superior ao feminino.

    --José Emir

    ResponderExcluir
  8. Ótimo texto Giuliano! Gostei do modo como você retratou a "situação" das mulheres atuais, pois é a mais pura verdade. Nos tornamos mais independentes sim, graças a diversas lutas que enfrentamos. Infelizmente nós ainda sofremos preconceito ao exercer cargos de maior importância, mas acredito que com o tempo isso irá de ser mudado.
    As mulheres de antigamente eram submissas a ponto de dentarem no chão para um homem, passar por cima.
    Mas as de hoje em dia, tem opinião própria e quando se trata de subir na vida,
    lutam sem olhar as barreiras e preconceitos.

    ResponderExcluir
  9. Não precisamos fazer muito esforço para perceber que entre as mulheres descritas no romantismo e as mulheres de hoje em dia há uma grande diferença.
    O personagem frágil, doce e dependente deu lugar a um novo conceito, agora as mulheres não são mais considerada como sexo frágil.
    Atualmente o sexo feminino ocupa lugares muito importante na sociedade e se antigamente eram excluídas da política, hoje, participam ativamente.
    As mulheres diante de muita luta e persistência conseguiu sua igualdade perante os homens, mostrando a todo o mundo que não são mais submissas aos caprichos da sociedade machista.
    -Thalita Cardoso

    ResponderExcluir
  10. Gostei muito do seu ponto de vista, Giuliano! Porque querendo ou não na época romantismo a mulher tinha uma certa submissão em relação ao homem, ou seja, tinha a obrigação de cuidar do lar, dos filhos, e até mesmo pendurar o casamento por interesse.
    A mulher atual contribui para uma maior participação no mercado de trabalho, sobretudo, em profissões consideradas masculinas e até mesmo machistas. Também ocorre um maior numero de mulheres chefe de família, que alem do sustento de casa, exercem as atividades tradicionais de donas de casa.
    Além disso, não são necessários apenas direitos iguais, e sim oportunidades igualitárias para ambos os sexos.

    - Maria de Lourdes

    ResponderExcluir
  11. Como e tratada as mulheres nos dias atuais?

    ResponderExcluir