O romantismo é todo um conjunto cultural que envolve arte, literatura,
e a música. Iniciou-se no século XVIII e se espalhou pelo mundo praticamente no
século XIX.
Algumas características desse movimento foram: a valorização
das emoções, liberdade de criação, nacionalismo, e histórico.
·
Artes Plásticas
Depois de muitas pesquisas, alguns autores se
destacaram nesta modalidade, que deixou grandes marcas, foram eles: Francisco
Goya, e Eugéne Delacroix. Foram os maiores representantes do Romantismo artístico,
eles representavam a natureza, os problemas sociais e urbanos (Terceira
Geração), e valorizavam as emoções e os sentimentos em suas obras, que pode ser
considerada como “Segunda Geração”.
·
Literatura
Foi a partir da poesia lírica que o romantismo teve esse formato
literário do século XVIII e XIX. Os poetas usavam e abusavam das figuras de
linguagem, os principais temas abordados na literatura eram os amores platônicos,
as decepções amorosas (Podemos destacar Gonçalves Dias), os acontecimentos
históricos (Primeira Geração), e a morte (Segunda Geração). Algumas obras bem
conhecidas são: Os Miseráveis, Os Três Mosquiteiros, e diversas poesias de Lord
Byron.
·
Música
As primeiras evidências do
romantismo na música aparecem com Beethoven. Suas
sinfonias, a partir da terceira, revelam uma música com temática profundamente
pessoal e interiorizada, assim como algumas de suas sonatas para piano também,
entre as quais é possível citar a Sonata Patética.

em relações às outras musicas. O Guarani de Carlos Gomes é a obra musical de maior importância no
romantismo brasileiro desta época.
Os artistas que se destacaram nesta modalidade em sua época, foram:
Ludwig van Beethoven (suas ultimas obras são consideradas românticas), Franz
Schubert, Richard Wagner, Franz Liszt.
·
Teatro
Na dramaturgia o
romantismo se manifesta valorizando a religiosidade, o individualismo, o
cotidiano, a subjetividade e a obra de William Shakespeare.
Os dois dramaturgos mais conhecidos desta época foram Goethe e Friedrich von
Schiller. Victor Hugo também merece destaque, pois levou várias inovações ao
teatro. Em Portugal, podemos destacar o teatro de Almeida Garrett.
·
Teatro brasileiro
Assim
como na música e na literatura os temas do cotidiano, o individualismo, o
nacionalismo e a religiosidade também aparecem na dramaturgia brasileira desta
época. Em 1838, é encenada a primeira tragédia de Gonçalves de Magalhães:
Antônio José, ou o Poeta e a Inquisição. Também podemos destacar a peça O Noviço de
Martins Pena.
O que me chamou mais atenção foi a música, que antes além da forte expressividade, abordava temas folclóricos e nacionalistas, hoje no século XXI certos ritmos degradam a imagem da mulher. Vale ressaltar que a música e a arte de modo geral só estavam disponíveis nos palácios, isso garantia uma maior liberdade de criação aos músicos e aos poucos foram chegando até as novas classes e assim conquistando um novo público.
ResponderExcluir- Doralice Braga
Me chamou muito atenção a literatura romântica que falava sobre amores não correspondidos, paixões avassaladoras e até mesmo sobre morte. Um autor que teve muita importância nesse período foi o Gonçalves Dias que fundamentou as bases da poesia brasileira, consolidando o Romantismo, incorporou à nossa escrita temas e formas que serviam de modelo até o modernismo e
ResponderExcluirabrangeu múltiplos assuntos em diversos aspectos.
- Caroline Leal
O que mais me chamou atenção foi o teatro no qual os românticos se manifestavam ressaltando A religiosidade;O individualismo onde os românticos libertavam-se da necessidade de seguir formas reais de intuito humano, abrindo espaço para a manifestação da individualidade, que muitas vezes era defina por emoções; O cotidiano;e A subjetividade que era notado através de verbos usados na primeira pessoa, que retratava a opinião dada por um individuo que se baseava na sua perspectiva de captar as coisas. Tanto os dramaturgos portugueses, quanto os brasileiro ressaltavam esses temas em suas obras.
ResponderExcluir- Eduarda Victória -
Os artistas buscavam inspiração no seu cotidiano, na sua imaginação e na religiosidade e isso me chamou a atenção pois eles pitavam por prazer e não por dinheiro oque fez essas obras terem grande sucesso .
ResponderExcluirTalisson Queiroz
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirGostaria de parabenizar a equipe, texto muito bom! Buscaram relatar não só a história do romantismo, mas sim outras áreas onde ele atuou como: na música, artes plásticas e teatro, comentando também sobre os principais artista e autores da época.
ResponderExcluirDeivison Gomes
O que entendi do texto foi que o romantismo iniciou-se no séc XVIII, e tinha como caraterísticas o nacionalismo, melancolia, valorização da mulher. O texto mostra que na área das artes plasticas os artistas retratavam a natureza. Na parte da literatura como a mulher era idealizada, eles nunca alcançavam o ideal, surgindo aí o desejo de morte, o sentimento de tristeza. Na musica, o guarani foi a obra mais importante, por valorizar o índio, ou seja, valorizar a nacionalidade.
ResponderExcluir-- José Emir
Dese texto eu pude destacar o romantismo presente nas artes. Podemos perceber que o Romantismo deixou importantes marcas nesta área, no Brasil e no restante do mundo. O romantismo elegeu a emoção, a individualidade, a alma, os sentimentos e as manifestações exageradas de afeição como forma de expressão artística. Ignorando o equilíbrio e a razão.
ResponderExcluirJá na literatura romântica, a brasileira em especial chamou a minha atenção, a pedido da professora Tânia, li o resumo de "A Moreninha" e gostei bastante, depois disso pesquisei e fiquei bastante interessada na literatura dessa época. Gostei dos Romances Urbanos de José de Alencar, e do regionalismo de Bernado Guimarães ( tive a oportunidade de ler A escrava Isaura)
Uma coisa que me chamou bastante atenção perante esse texto, foi a forma simples, rápida e eficaz com que trouxe as informações, sem rodeios. De forma direta, vocês conseguiram abordar não só a literatura romântica, como nos afundamos á sala de aula, já que passamos sorrateiramente pelos subtemas. Não trazendo apenas características, o que deu um completo diferencial.
ResponderExcluirVale ressaltar que em relação ao teatro, muitos não sabem que William Shakespeare está relacionado ao Romantismo, mas sim que apenas escreve romances. O fato de terem relembrado isso ainda deu mais valor ao texto.
-Roberta Ribeiro
O romantismo na arte também estar relacionado aos sentimentos, mas foi mais do que isso. Foi um amplo movimento que surgiu no séc XIX e representou artisticamente os anseios da burguesia que havia acabado de chegar na Fraca. Estudar literatura do período implicar conhecer as transformações então ocorridas e ver de que modo elas acarretam uma nova forma de ver e sentir o mundo,criar uma linguagem verdadeiramente nova, identificada com os padrões mais simples de vida do novo publico consumidor, a burguesia, foi tarefa que coube ao romantismo.
ResponderExcluirO romantismo surgiu no Brasil poucos anos depois de nossa independência politica, por isso as primeiras obras literárias e os primeiros artistas românticos se mostraram empeados em definir um perfil da cultura brasileira no qual o nacionalismo torna-se o traço essencial. O ideal fundamental do romantismo baseavam-se no questionamento: "O que é ser brasileiro?". Os romantistas escritores ou melhor escritores românticos tomaram pra si o compromisso de definir nação, povo, língua e cultura brasileira.
- Camila Fiuza
A equipe falou muito bem do romantismo de um modo geral, o romantismo n existe só na literatura e sim nas mais simples coisa do nosso cotidiano, o ato o fato do ser romântico pode estar presente sem agente notar, o romantismo sempre buscou um herói alguém que service de figura para as outras.A primeira geração romântica no brasil por exemplo (nacionalista–indianista), era voltada para a natureza e para um herói nacional na figura do índio, de onde surgiu a denominação de geração indianista.A segunda geração,recebeu a denominação de mal do século pela sua característica de abordar temas obscuros como a morte, amores impossíveis e a escuridão tornando para min uma das melhores e mais interessantes gerações romântica.
ResponderExcluir- Thomas Rodrigues