sábado, 10 de maio de 2014

A evolução no vestuário no séc.XIX

COLÉGIO DA POLÍCIA MILITAR - UNIDADE DENDEZEIROS
Equipe:  Clívia Fonseca, Doralice Braga, Luana Santana, Luara Lisboa, Maria de Lourdes, Talisson Queiroz e Thomas Rodrigues, II° ano A.
Professora: Tânia Tosta



A evolução no vestuário no século XIX



As roupas nessa época foram influenciadas pelo Neoclássico, após a Revolução Francesa em que as mulheres gostariam de abandonar os espartilhos, saiotes e saltos para adotar vestidos simples, porém essa mudança só acontece definitivamente no final do século.







Ao longo do século XIX, a industrialização na produção de roupas e tecidos espalhou-se para outros cantos do mundo. A indústria têxtil ficou firmemente estabelecida nos Estados Unidos, França, Alemanha e no Japão. 





Aos poucos as roupas ocidentais foram substituídas pelas tradicionais. Mas algumas pessoas ainda preferiam usar roupas feitas por um artesão, quando podiam pagar. Outras pessoas, principalmente as que moravam em lugares isolados, continuaram a fabricar tecidos e roupas em casa.Nesse século as roupas passaram a ficar mais simples e leve.



C
omeçou a ser usado camisas e saias  (que deveriam serem usadas juntas) e logo se tornaram tendência entre as mulheres de classe trabalhadora. 

                                   

        As Peças da Época


Usado durante o dia.
As mulheres usavam vestidos longos, daqueles que eram cheios de saias e geralmente tinham espartilhos durante o dia, chapéus (que só eram permitidos durante o dia).

 

Usado durante a noite.

Os vestidos de noite tinham decotes e nos pés usavam botinhas ou sapatinhos. As mais pobres também usavam vestidos, porém de um tecido menos nobre e com poucos enfeites ou saias e botinhas. Jóias eram muito utilizadas e os cabelos deveriam estar no alto. 




Usado em casa.
Dentro de casa, usava-se um robe originalmente concebido como "robe de chambre" que dispensava o uso de espartilhos. 


Cores e tecidos





Os tecidos eram de fibras naturais como algodão, linho, lã, sedas. Mas já existiam variedades de tramas com os crepes, chamalotes, veludos, tafetás, cetins, cassas, gorgorões, etc. 

                             





   Para eles 



A moda masculina no século XIX era bem formal para nós. Os homens usavam um terno (que poderia ser de vários tecidos e cores, mediante a cada ocasião) que levava colete, golas que deveriam ser bem engomado para que o colarinho ficasse sempre no alto, chapéus e bengalas que poderiam ser usados de dia. Durante a noite usavam casacos e podiam usar cartolas. Em casa era permitido usar o famoso robe de chambre. 






Curiosidades

  •  Espartilhos foram usados até o final do século XIX.
  • Calcinhas foram criadas na década de 1870. 

8 comentários:

  1. Uma das coisas que mais me chamou atenção, é a forma como as cosias que acontecem ao redor do mundo, em geral econômicas e politicas, influenciam em diversas áreas em meio as diversas populações. Como citado aí, podemos perceber essa influencia de forma explicita nas vestimentas, conforme o ocorrido, peças chegavam ou ficavam em alta, na moda.
    -Roberta RIbeiro

    ResponderExcluir
  2. Completando o que Roberta disse, podemos completar de forma bem ampla. Com todas essas dificuldades, as vestimentas da época, relacionada acima, mostra nitidamente que eram muito bem elaboradas, eram roupas bem formal. Muito interessante mostrou um dos assuntos importantes daquela época. Parabéns a equipe.
    Victor Andrade

    ResponderExcluir
  3. são diversos fatores que influenciaram o modo das pessoas da época se vestirem como as artes,os poemas etc... que não é muito diferente de hoje em dia em que somos influenciados por esses fatores e também pela midia

    Talisson Queiroz.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. O que me chamou atenção também foi como algo pode infulenciar bastante na forma de se vestir naquela época e como isso continou até nos dias de hoje, como Talisson falou, atualmente são influenciados pricipalmente pela mídia.

    Deivison Gomes

    ResponderExcluir
  6. O que chamou a minha atenção, nesse tema, foi a coerência que esta forma literária teve em todos os sentidos na sociedade no mundo. De forma que podemos ver que naquela época, a influência do romantismo na podia ser observada na música, dança, no comportamento social e até nas indumentárias. Parabéns à equipe pela postagem informativa e interessante

    ResponderExcluir
  7. Adorei o texto, muito esclarecedor e muito interessante. Parabéns a equipe.
    As pessoas mudam sua maneira de vestir com a finalidade de encontrar sua identidade, ao meu ver, a roupa está ligada a fatores de economia, política e social e as roupas do seculo XIX eram uma espécie de mistura dos estilos europeus . A França e a Inglaterra foram ícones da moda no século XIX, devido às suas conquistas e ao poder que exercia em muitas das nações do mundo. Como o Brasil estava em processo de emancipação era comum copiar modelos europeus. A moda é uma vitrine de seu tempo.

    ResponderExcluir
  8. Percebe-se que as roupas femininas tornam- se mais masculinizadas. O público feminino adquire novas peças de roupas, em compensação, deixam de fazer parte os espartilhos, as grades dos vestidos e incorporam as mangas bufantes. A silhueta da mulher, nas roupas, vai se afunilando. As roupas se tornaram românticas e práticas, para a época, obviamente. No aspecto feminino percebe- se que permaneceu a mesma neste momento, baseada em aspectos simples e práticos, e mais formal. Por fim é possível observar que começa a mesclar as roupas femininas e masculinas em uma unica peça, percebendo então a mudança do papel da mulher na sociedade.

    -- José Emir

    ResponderExcluir